Simplificação do eSocial

Simplificação do eSocial

27 de junho de 2019

Representantes dos envolvidos com o eSocial participaram de Seminário em Brasília para a simplificação do eSocial, para que fossem definidas mudanças de leiaute, eliminando informações redundantes ou que já constam nas bases dos órgãos; excluindo campos; e melhorando os módulos web, de acordo com pesquisas feitas com usuários, com foco na usabilidade e facilidade.

Como resultado preliminar já foram decididas as seguintes alterações:

  • Dos 38 eventos obrigatórios no eSocial para as empresas, ao menos 10 serão permanentemente eliminados e muitos dos quase dois mil campos exigidos também serão excluídos.
  • No evento de admissão, muitos campos antes facultativos, mas que geram dúvida no preenchimento, serão eliminados, como os grupos de CNH, CTPS, RIC, RG, NIS e RNE.
  • No cadastro empresarial e de estabelecimentos serão excluídas as informações de razão social, indicativos de cumprimento de cotas de aprendizagem e PCD, indicativo de ser empresa de trabalho temporário, modalidade de registro de ponto, entre outros.
  • Em acréscimo à eliminação de campos, serão retiradas muitas regras de validação, para facilitar a prestação da informação.

CRONOGRAMA

Foi definida a prorrogação por mais 06 (seis) meses para início da obrigatoriedade de envio dos eventos periódicos para as empresas constantes no Grupo 3 e de todos os eventos de SST – Segurança e Saúde no Trabalho.

Veja as novas datas:

ventos periódicos – Grupo 3

Janeiro/2020

Eventos de SST –  Grupo 1
Eventos de SST –  Grupo 2

Julho/2020

Eventos de SST –  Grupo 3

Janeiro/2021

A publicação do novo calendário deverá ocorrer após o dia 28 de junho, quando passa a vigorar a nova composição do Comitê Gestor do eSocial, conforme Portaria nº 300, de 2019.

Confira o texto completo no site do eSocial:  http://portal.esocial.gov.br/noticias/seminario-de-simplificacao-do-esocial

 

Atenciosamente,

Equipe Ambiental

Contato Negócios
(14) 3269-7902