eSocial: sua empresa está preparada?

eSocial: sua empresa está preparada?

Outubro de 2018

O Governo Federal criou o eSocial para reunir todas as informações sobre os trabalhadores, da admissão até o desligamento, em um único lugar chamado Ambiente Nacional.

 

Então o que é o eSocial?

É uma plataforma digital, para a qual todas as empresas deverão enviar as informações dos seus funcionários. Estas informações reunidas constituirão o Registro de Eventos Trabalhistas (RET) de cada funcionário.

 

E quais são estas informações?

Eventos fiscais, trabalhistas e previdenciárias, como contribuições previdenciárias, folha de pagamento, FGTS e eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Lembrando que estes eventos já são obrigatórios para as empresas, não houve alteração em nenhuma legislação.

 

E o que mudará?

Mudará a forma de enviar as informações, envio digital e através do sistema eSocial. E muda o fornecimento dos eventos de SST, que antes só eram apresentados ao governo durante uma fiscalização na empresa, e agora deverão ser enviados para o eSocial, possibilitando uma fiscalização não presencial e automática.

 

E quais são estes eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)?

Tabela de Ambiente de Trabalho (S-1060)

Comunicado de Acidente de Trabalho (S-2210)

Monitoramento de Saúde do Trabalhador (S-2220)

Condições Ambientais de Trabalho (S-2240)

Treinamentos e Capacitações (S-2245)

 

E quando começa?

Os eventos de SST são obrigatórios a partir de julho de 2019. Confira o calendário do eSocial e mais informações em:  http://portal.esocial.gov.br/

 

Equipe Ambiental QVT

Contato Negócios
(14) 3269-7900